imagem da ia

Polícia Civil conscientiza sobre o combate à violência contra o idoso

Publicado em: 15/06/2022

Nesta quarta-feira (15), data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Polícia Civil do Pará promoveu, na Delegacia Geral, em Belém, uma manhã de palestras e programações com temáticas voltadas à proteção dos idosos e ao enfrentamento a qualquer tipo de violência contra este público. Participaram do evento representantes da Polícia Civil e outros órgãos que compõem a rede de assistência e proteção à pessoa idosa, além de alunos da Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Durante o evento, o delegado geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, falou sobre a importância da data. “A data de hoje possui uma grande relevância e é um avanço social, pois marca a luta da sociedade contra este mal que é a violência contra a pessoa idosa. A Polícia Civil reforça o seu papel de trabalhar arduamente junto aos idosos, que precisam e merecem proteção e respeito.” destacou.

Representante da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), a ouvidora Walquiria Alves falou sobre as ações integradas entre órgãos que atuam na proteção aos idosos. “A gente chama atenção da sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa. A Polícia tem um papel fundamental na averiguação desses casos e é importante a atuação integrada da rede de órgãos de segurança pública,com assistência social, educacional e direitos humanos.”

A aposentada Maria de Lourdes, 79 anos, participou do evento e comemorou a realização de ações em prol do público idoso. “Este é um evento maravilhoso onde a gente se sente valorizado. É muito bom ver que estamos nos fortalecendo e tendo voz, tendo oportunidade de saber o que é nosso direito, e como devemos agir em casos de violência. É muito triste ver na televisão casos de pessoas idosas vivendo em situação de maus tratos. É importante também ver as mulheres idosas de forma mais atuante, coisa que na minha época não existia.” afirmou.

Silva de Paula Freitas, presidente da Associação da caridade do abrigo São Vicente de Paulo, que atua há mais de 80 anos no acolhimento de idosos, também reforçou a importância da ação. “Esta data e este tipo de evento são fundamentais para que haja a conscientização da sociedade. As pessoas idosas infelizmente sofrem todos os tipos de violência, como todos nós na sociedade, mas é um grupo extremamente vulnerável, muitas vezes esquecido. Existem leis, mas também precisamos implementar políticas públicas para promover ainda mais combate à violência contra a pessoa idosa.” disse.

Como denunciar

Dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) mostram que, entre os meses de janeiro e maio de 2022, 8.235 casos de violência contra idosos foram registrados no Pará. Se comparado ao mesmo período de 2021, o Estado apresentou uma redução de 9% no número de casos.

Apesar da redução, a Polícia Civil reforça o enfrentamento permanente aos casos de crimes praticados contra pessoas idosas, sejam homicídios, casos de abandono, ameaças, estelionato, furto, roubo, entre outros. A Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID) da Polícia Civil é uma unidade especializada, vinculada à Diretoria de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAV).

De acordo com a delegada Cláudia Renata Guedes, titular da DPID, a delegacia tem como objetivo o enfrentamento a qualquer tipo de violência que o idoso esteja sofrendo, seja física, emocional, abuso financeiro ou psicológica. “A nossa delegacia especializada tem como principal objetivo encaminhar, orientar e proceder no caso de constatação de qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa.

A data de hoje tem uma relevância grande, pois é um avanço social. É muito importante que as novas gerações, como os futuros policiais civis que aqui estão, tenham acesso a informações previstas no estatuto do idoso para dar continuidade à luta em prol dos idosos.

A DPID conta com uma equipe multidisciplinar, composta por policiais civis e assistentes sociais prontos para atender o público idoso. A delegacia também é responsável pela realização de diligências nas ruas e nas instituições para combater a violência.

SERVIÇO

A Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID) da Polícia Civil, vinculada à Diretoria de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAV), fica na rua Avertano Rocha, nº 417, bairro da Cidade Velha, em Belém. As denúncias também podem ser feitas pelo Disque 100 e Disque Denúncia 181, além do aplicativo de mensagens Iara, pelo WhatsApp (91) 98114.9181.