Polícia Civil deflagra ação integrada para combater a pesca ilegal na região do Tapajós

Publicado em: 08/06/2022

A Polícia Civil do Pará, por meio da Unidade Integrada de Rurópolis, com supervisão da Superintendência do Tapajós, deflagrou, na última terça-feira, na cidade de Rurópolis, a Operação Monte Cristo III. A Operação Policial contou com o apoio de policiais civis dos municípios de Rurópolis, Placas e Itaituba, agentes do Ibama e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Rurópolis. A ação teve como objetivo investigar uma denúncia anônima de pesca predatória na região denominada Monte Cristo.

No local, os policiais civis, fiscais e agentes se deslocaram de barco até a Comunidade de Monte Cristo, sentido a Vila de Fordlândia, e, nas margens do Rio Tapajós, se deparam com um pescador utilizando de um objeto proibido, configurado pesca ilegal. Outro homem também foi flagrado praticando a pesca ilegal no rio, em áera próxima à Comunidade de Brasília Legal, município de Aveiro.

Ambos foram autuados em flagrante pelo Ibama. Os objetos utilizados para a pesca foram apreendidos e os homens foram encaminhados para a delegacia de Rurópolis para prestarem esclarecimentos.

Desta forma, a Operação Policial alcançou 100% de êxito, identificando e autuando as pessoas apontadas como autores das pescas ilegais, que estavam trazendo prejuízos à pesca de consumo a população ribeirinha. Todo o material apreendido ficou sob a responsabilidade dos demais órgãos envolvidos para autuação e demais providências.

No mês em que se celebra a proteção ao meio ambiente, esta é considerada a primeira Operação Policial deflagrada de forma integrada com os demais órgãos legalmente constituídos para a defesa do meio ambiente.